segunda-feira, 14 de junho de 2010

IMAGENS


Dentro da “Celebração do Encantamento” , a festa que comemorou o primeiro ano de vida radiofônica do programa “Cariri Encantado”, no Crato Tenis Clube, no dia 29 de maio , ocorreu o lançamento do Livro “IMAGENS- Cento e Vinte e Cinco Anos com a família Gonzaga de Oliveira” , uma pesquisa do cineasta Jackson Oliveira Bantim, o Bola, e texto de Luiz Carlos Salatiel.
O livro “IMAGENS- Cento e Vinte e Cinco Anos com a família Gonzaga de Oliveira” é um primoroso e depurado relato histórico da fotografia e cinema ligados afetivamente ao Crato, a partir de Luiz Gonzaga de Oliveira ( o Gonzaguinha), passando por José de Oliveira e Sousa até Audisio Oliveira e Souza, e assim por diante, quando a tradição dos Oliveiras na fotografia e Sétima Arte chega até Jackson Oliveira Bantim.

LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA (ou Gonzaguinha) que foi casado com Dona Dasdores, e dos três filhos nascidos batizou-se uma com o nome de Maria de Lourdes de Oliveira. Gonzaguinha, ainda muito jovem, demonstrou talento formidável para captar o cotidiano da nossa cidade em sua Kodak Full Screen e tornou-se o primeiro fotógrafo profissional do cariri cearense, com uma atuação proficiente que durou de 1885 até 1930. Muitas das suas fotografias são hoje encontradas em exposição no Museu Histórico do Crato e outras, bem guardadas no relicário da família Oliveira feito preciosas jóias, como são as fotos históricas do Cassino Sul-Americano e Seminário São José, que até hoje impressionam. No álbum de família constam “portraits” que muito mais se assemelham a obras de arte de pintores renascentistas. Fotografou também personalidades e famílias ilustres do Crato daquela época em que viveu.
Os que se interessam por fotografia e cinema devem adquirir este livro recheado de informações e imagens reveladoras.
Contatos:
Jackson.bantim@urca.br


Nenhum comentário: